Início » Imprensa » CDP reconhece empresas líderes em Transparência frente às mudanças climáticas no Brasil

Edição de 2014 conta com novas empresas na lista e melhora de scoring

São Paulo, 15 de outubro de 2014 – Desde 2000, o CDP trabalha em todo o mundo para oferecer informações que auxiliam investidores, empresas e governos a mitigarem riscos e identificarem oportunidades a partir de uma abordagem mais responsável no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa (GEE). No Brasil, esta é a quarta vez que a organização internacional pontua as companhias pela Transparência e pelo Desempenho em relação à gestão das mudanças climáticas, de acordo com as respostas que integram o relatório do CDP Brasil 2014.

Conheça as empresas do índice de liderança em Transparência do CDP (Carbon Disclosure Leadership Index – CDLI) no Brasil, reconhecidas em evento realizado hoje em São Paulo:

As 10 Empresas Líderes em Transparência

Setor

Pontuação

Companhia Energética Minas Gerais (Cemig)

Concessionárias

98

Braskem

Materiais básicos

97

Vale

Materiais básicos

97

BRF

Bens de consumo básicos

92

Itaú Unibanco Holding

Financeiro

91

Lojas Renner

Bens de consumo discricionário

90

Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR)

Bens industriais

89

Ultrapar Participações

Energia

89

Itaúsa – Investimentos Itaú S.A.

Financeiro

88

Ecorodovias Infraestrutura e Logística

Bens industriais

88

Em 2014, a nota para ingressar no índice de liderança em Transparência subiu de 79 para 88. De acordo com o CDP, a pontuação média das empresas também subiu para 91,9 em 2014, valor 5,4% superior à média de 2013. Além da melhora de scoring, outra boa notícia é a que metade das empresas que figuram no índice não integraram a lista nos anos anteriores.

Piora no Desempenho – Enquanto as empresas se destacam no item Transparência, elas ainda precisam evoluir na busca de uma gestão mais efetiva das mudanças climáticas. De acordo com o relatório do CDP, nenhuma das empresas brasileiras atingiu a pontuação mínima para integrar o índice de liderança em Desempenho do CDP em 2014. Em 2013, apenas a Braskem fez parte da lista.

Anualmente, o CDP convida as empresas que integram o índice IBrX-100 a reportarem suas ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, que o fazem por meio de um questionário. Neste ano, 52 empresas responderam ao CDP (contra 56 em 2013). A pontuação das empresas para os índices de Liderança e Desempenho baseia-se nas respostas enviadas à organização pelas empresas.

Para conhecer outros resultados do relatório, acesse a versão completa do CDP Brasil 2014 em: http://www.cdpla.net/sites/default/files/CDP_Brazil_100_Climate_Change_Report_pt.pdf.

Sobre o CDP

O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que provê um sistema global único para que as empresas e cidades meçam, divulguem, gerenciem e compartilhem informações vitais sobre o meio ambiente. O CDP trabalha com as forças do mercado, incluindo 767 investidores institucionais com ativos na ordem de US$ 92 trilhões para motivar as companhias a divulgarem seus impactos no meio-ambiente e aos recursos naturais, assim como suas ações para reduzi-los. Atualmente, o CDP possui o maior volume de informações sobre mudanças climáticas e água do planeta e procura colocar estes insights na pauta das decisões estratégicas, dos investidores e das decisões políticas. Visite www.cdpla.net ou siga @CDPLatinAmerica para saber mais.

Informações para imprensa

Mônica Pileggi